Crítica Nr. 329: Gomez Sincera

| |


Querido Diário,


Estou até feliz hoje, porque é a minha primeira crítica depois da chegada da nova equipe e os estagiários. Gente que tava fazendo drama porque achava que não ia entrar... adivinha só, entrou. Vamos adiantar a crítica logo porque, quero postá-la ainda hoje. O blog que vou criticar, como podem ver acima se chama Gomez Sincera. Pra falar a verdade, eu li as postagens e não entendi nada. Tipo, não deu pra saber exatamente do que seu blog fala. Aquele único post, apesar de ser só um, não tem nada a ver com o nome do blog. Fora que, o nome na aba está "Meu Querido Diário Amado e Retardado", ao invés de Gomez Sincera. Normalmente esse tipo de nome eu vejo em páginas do Facebook. Não é certa para um blog, apesar de não atualizá-lo desde dez de janeiro. Bem, continuando. Sua sigla é G.S.B.G, diria que está meio estranho, pois na verdade seria G.S, pois no nome do blog não tem nada com B, e tipo, o G de novo? Nossa, odeio repetição. Principalmente de ano, mas nunca fui reprovada, na sala minha nota mais baixa foi 8 e nas críticas 7 e alguma coisa. Ah, eu ainda passei em primeiro lugar no teste de uma nova escola. Olha, só para esclarecer, não sou aquele tipo de garota nerd não. Bem, vamos continuar, porque eu sempre acabo interrompendo a crítica e falando sobre mim [afinal, é meu Diário, né?]. O blog está online no mundo da blogosfera desde... eu não sei, não possui essa informação no Status, onde deveria estar todas as informações principais sobre ele. Mas eu sei qual é a dona, ou melhor, donas. A Camilla e Gabrielle. E ainda não tem equipe, e ainda com só um post! Não me leve a mal, mas de deixar o blog abandonado, se não tiver tempo, abra vagas ou feche o blog.

Na maioria das vezes, as postagens são... bem, eu não posso dizer, pois um blog só possui uma postagem. De qualquer forma essa única postagem se chama "Meu Querido Diário Amado e Retardado..." sinceramente, esse é o primeiro blog que encontro que uma postagem tem o nome do blog. Isso sem contar o "Bem vindos ao [nome do blog]" porque né. Neste caso, como só tem uma postagem não posso dizer exatamente que é sobre o que mais posta. Se você estivesse cuidando bem do blog, ele não estaria apenas com uma postagem e bem desatualizada, desde o dia dez de janeiro! Trate de cuidar mais de seu blog, mocinha (eu dando uma de primeira crítica da Carol no Diário). Continuando, como só tem uma postagem, infelizmente para mim essa parte vai ser menor, e felizmente para o Andrei. O que posso dizer é que a organização das postagens está ótima. Atenção: apenas das postagens, não falei do blog todo. Sobre a ortografia, eu estou, confesso que, com medo de criticar. Eu me dei de cara com o blog e vejo uma ortografia desses? Pelo menos não encontrei nenhum internetês, apenas pontuação e outras coisinhas muito graves. Mas é aí que eu me engano, acabei de olhar e vi um "Néh?", com H. Oh My God, vamos logo. Vou dizer por ordem, porque de outro jeito eu não consigo. Primeiramente, não vou descontar nada sobre você no início colocando letra inicial a cada palavra, pois percebi que ali é tipo uma fanfic, cada inicial maiúscula. Só que digamos que não é um nome próprio. Achei outro erro, Diário. Você não usa vírgula! Tipo, a pessoa começa a ler e não para mais, precisa de uma vírgula! Porque desse jeito nós perdemos o fôlego lendo. Terceiro erro detectado. Você errou a palavra "conversar". Sério, não é "converssar" com dois "S", porque quando o "S" vem depois de um "R" não se usa dois dele. Já vi de cara mais dois outros erros. Você não colocou o acento circunflexo em "você", ou seja, deixou "voce". Pelo menos não é "vosse", porque aí eu me mataria. Ah, e o outro erro é que não colocou o ponto final depois de "você", corrigindo. Tem uma parte assim: "fui cortar o cabelo meu cabelo", e tipo, fiquei: "What?" não entendi nada. Você também escreveu "cabeleireira" errado, você escreveu "cabelleleiraaa" e é melhor arrumar. Ah, você juntou a vírgula à palavra à direita, outra coisa totalmente errada. Fora que, sempre dá um espaço antes de colocar reticências e junta ela à palavra à direita. Também você não colocou o "tio" em "mãe". Enfim, sobre isso, ela não coloca acentos, só pra esclarecer. Outra coisa, você também dá um espaço antes dos dois pontos, isso é muito errado também. Chegamos na parte do tal "néh", que não vou mais nem falar. Você colocou "melhorr" e não "melhor", além de ter usado as inúteis risadinhas. Você colocou "ekaa" em vez de "eca". Outra coisa muito errada. Por favor, também não inicie cada palavra com maiúscula e nem dê um espaço antes e depois da vírgula. E tipo, por fim, vi uma coisa muito irritante: "okey mores Besitos". É, não deu mesmo, ficou enorme do mesmo jeito. Peço que melhore sua ortografia o mais rápido possível. Toma essa Andrei.

O layout, como sou sincera nas críticas, vou admitir. Foi um dos piores layout's que eu já vi em minha vida. Desculpe logo de vez falar assim do layout, mas, realmente, ele não é bom. Até eu consigo fazer! E isso é estranho de verdade, eu conseguir fazer um layout? Mas vamos ser sincera, isso aí, tenho muita certeza que foi feito no Paint, aposto o que quiser, mas foi feito no Paint. Ele está muito mal cortado, muito! As cores não combinaram e tem vários erros. Bem, vou começar. O Feat.Who? é da diva Selena Gomez, que pra mim, está muito popular. Poderia ser mais original. Por isso que nós já vamos mudar pra Jennifer Lawrence aqui. O "layout" (nem posso chamar isso de layout) foi feito pela própria dona, obviamente. As cores utilizadas foram vermelho, laranja, branco, preto e rosa claro. A Header é normal. Como disse, feita no Paint. O fundo dela todo é vermelho, o menu é branco. Possui uma imagem da Selena no centro, que está super ultra mega mal cortado, o pior "mal cortamento" que eu já vi. Em frente dessa imagem possui o nome do blog em preto. Pronto. Isso só é a Header. Vou te dar dicas de como poderia ser lindo ele, ou pelo menos bonito. Primeiro de tudo, faça ele no Photoshop, por favor. Se não souber encomende um layout. Mas se souber, não corte mal. Coloque umas imagens meio apagadas atrás dela e uns brushes também. Coloque bottons retângulos arredondados, bottons redondos, bottons quadrados... apenas bote. Coloque uma fonte melhor, uma brilhosa e uma cor melhor. Com isso já podíamos dizer que o layout seria bonito. Olha, por favor, encomende seu layout em um desses blogs: #, #, #. Agora vou falar tudo que não gostei além da Header. O fundo do background (para quem não sabe é o fundo do blog ao todo) é laranja, o que não combinou NADA com o fundo da Header, pelo menos se fosse vermelho já melhoraria. No fim da Header, você pode ver ali as páginas do blog e ainda um image-map. Mas, não tem utilidade se as páginas já estão ali na Header. Tire isso imediatamente. Logo nós vemos sidebar e post! Os dois são rosa claro, e, por incrível que pareça, não possuem nenhum enfeite zinho se quer. Fica muito chato. E ainda, ali no post e sidebar possuem uma coisa branca atrás deles. Concerte isso. A sidebar também possui esse erro, e além desse tem outro. Os gadgets ali ficam todos colados. Ah, a fonte usada para o título de gadget e post é ruim, mude já. Outra coisa, Diário. Eu encontrei ali o botton da Selena no final do post, então tem enfeite. Bem, sobre o layout é só isso.

Agora vamos falar sobre a parte que fica sempre pequena, as páginas. Andrei, be happy. Enfim, ou en começo, o blog possui quatro páginas, sendo elas: Home (redireciona a página inicial, e isso aí, voltei a falar do coitado), Contato (possui um e-mail e um twitter do blog), Encomende (link para o form de encomenda) e Regrinhas (regras que tendes seguir antes de encomendar... algo). Bem, senti uma grande dificuldade de clicar nelas. Tive que ficar passando o mouse procurando onde era pra clicar. Mas enfim, consegui clicar e sabe o que me apareceu? Um blog feito só para a página. Ah fala sério né. Criou um blog com uma postagem intitulada "Contato" em vez de criar um página. Ai ai, povo loco. Percebi que nele o layout é outro. Na verdade, é a mesma coisa, apenas a Header muda. E ainda: essa tal Header não é do blog e não tem créditos! Olha, dá pra ver que a dona pegou e só colocou umas coisas no Paint [veja aqui]. E olha o layout no Deviantart [veja aqui]. Vou tirar 1 ponto porque não tem créditos. Ou melhor, ela colocou os créditos DELA. Gente do céu da pra ver que não é dela, pois, os layout's do deviantart ou esses tipos de blog tudo tem o nome do Feat.Who? na Header, e pra que ela iria colocar o nome aí? Jesus Eterno. O mesmo na página Encomende e Regrinhas. Ah, eu não entendi o que encomendar. Não vejo utilidade de "Regras" e "Encomende", poderiam ser F.A.Q e Sobre. Porque né. De qualquer jeito, Regras deveria vir primeiro que Encomende, porque primeiro a pessoa ler as regras pra depois encomendar. Mas não vou descontar pontos por isso. As páginas não são lá tão organizadas, mais ou menos.

Na sidebar você encontra cinco widgets, esses são: Seguidores, Arquivo do Blog, Encomende, Link-me & C-box e Divulgaçao. Primeiro, "Arquivo do blog" e "Encomende" não são necessárias. Arquivo do blog... digamos que só tem uma postagem, e não é necessário mesmo. E "Encomende", bem, já tem uma página pra isso, né? E afinal, não tem nada nesse gadget. Link-me e C-box não deveriam ser juntos, e o blog nem tem link-me. Está também faltando uns widgets, como Status, Sister e Elite. Status ali é onde fica as informações principais do blog. Epa, Diário, um pouco abaixo do arquivo do blog tem uma foto da Selena e tem um Status ali. Eu não entendi, sinceramente. Não tem nome nem nada, tá tudo apregado um ao outro e tipo, ficou sem sentido que chegou pra ficar. Recomendo que bote um nome. Então tem um Status, mas sem nome. E isso vai para as dicas! Bom, sister e elite ajudam na publicidade do blog. Tem que ter esses gadgets! E os gadgets também não são organizados. Ah, "Divulgaçao" está errado, o certo é "Divulgação", com o "tio".

O Status do blog infelizmente está incompleto. As informações que possuem são o nome do blog, sigla, palavra-passe (tipo, hã?), donas, design by, e status das encomendas. Na verdade, falta apenas desde quando o blog está online. Arrume isso, ou melhor, complete. Na equipe, como disse anteriormente, não tem ninguém, pelo menos são duas donas. Mesmo assim, abra as vagas na equipe, pois o blog está muito desatualizado, muito. Não posta desde o dia dez de janeiro. A publicidade do blog também não é uma das melhores. O blog simplesmente NÃO TEM FORMA DE PUBLICIDADE! Não tem o gadget visualizações, não tem sister, não tem elite... ah sim, apenas o gadget seguidores que só possuem apenas quatro, sendo que duas são as donas. Está muito ruim, procure formas de publicidade o mais rápido possível, como quer fazer sucesso com o blog sem ele ao menos ser conhecido? O contato está até bom, tem a cbox, o twitter e o email.

Conclusão: Realmente, quando eu vi seu blog, percebi que não ia ser uma boa nota. Nenhum blog é perfeito, todo tem seus mínimos detalhes e mesmo que arrume, sempre vai ter um. Mesmo que seu blog receba 10, receba o selinho blog perfeito, ele não vai ser perfeito. "Nossa, essa crítica é muito injusta. É a pior crítica que já recebemos, Maria, você não sabe criticar, como entrou no Diário?". Nada disso. Sou apenas sincera, justa e tenho minha opinião própria. Agora, se não gostou da crítica ou da nota, ou então achou algo injusto, eu apenas não vou tá nem aí, sei que essa é minha opinião, nada verdadeiro, mas o assunto é sério quando é pra criticar blogs, criticar. Criticar não é só falar mal do blog, é dar a opinião, ou seja, o que eu acabei de fazer. Simplesmente tenho muitas dicas a dar, sendo elas para arrumar o layout, organizar as postagens, melhorar muito a ortografia... e o maior motivo para perda de ponto foi que você deu o crédito da Header a você mesma, sendo que outra pessoa fez. Não me ache injusta! Confira sua nota, dicas e selo. Beijos e boa sorte com o blog.

Nota: 3.30

Dicas:

- Atualize o blog.
- Se dedique mais ao blog.
- Melhore super ultra mega muito a ortografia.
- Encomende um novo layout urgentemente.
- Arrume o mapeamento das páginas.
- Crie páginas, e não blogs diferentes para fingir ser uma página.
- Dê créditos da Header ao blog/site verdadeiro, plágio é crime!
- Retire páginas desnecessárias.
- Retire gadgets desnecessários.
- Separe link-me e cbox.
- Faça link-me's pro blog.
- Adicione gadgets que estão faltando.
- Arrume a sidebar.
- Concerte "Divulgação".
- Complete o Status.
- Retire informações desnecessárias do Status.
- Abra vagas na equipe.
- Consiga MUITO mais publicidade.

Selo:

Visite o blog clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário