Crítica Nr. 283: Tudo é Rouge

| |

Querido Diário

Primeiramente gostaria de expressar minha total indignação. Danny, eu juro, já tinha começado a fazer sua crítica, e já estava acabando, mas um futuro-morto deletou meu rascunho e eu tive que recomeçar toda a crítica. Gostaria de avisar que já estou preparando o caixão da linda pessoa que deletou meu precioso rascunho. Já está quase tudo pronto pro enterro, só falta eu saber quem é o defunto.

Ok, agora que expressei minha indignação... Bora recomeçar a crítica! O blog Tudo é Rouge é mais um que representa minha infância (o outro era dos RBD). Quer dizer... quem nunca dançou ragatanga quando era criança, e cantou a música como se realmente soubesse a letra? Acho que todo mundo, certo? Gostei bastante quando vi que o blog tinha encomendado comigo, pois nunca tinha visto um fanblog da banda brasileira Rouge. O mesmo foi criado a pouco tempo, não faz mais de um mês, no dia 15 de dezembro do ano passado (2012). A Danny é a dona e na equipe não tem ninguém. Claro que um fanblog sem equipe é sempre um ponto negativo, mas já que faz pouco tempo que o blog foi criado, vou relevar. Acredito que até seja melhor assim, a Danny vai se acostumando mais com o blog com apenas ela, organizando do seu jeito sem a responsabilidade de cuidar de uma equipe. Mas, acredito eu, alguém para auxiliá-la a não deixar o blog desatualizado será necessário em breve.

Geralmente os fanblogs só têm uma imagem na header, e não é diferente nisso. Mas, bem, confesso, eu não gostei do layout. Acho que, primeiramente, não gostei das cores utilizadas. Não parecem estar em harmonia, entende? E a imagem está sem qualidade. Além disso, o nome do blog, que considero a coisa mais importante na header, está sem enfase, junto com o menu, com uma fonte simples. O menu não tem menu animado nem nada dessas coisas legais, que com certeza dão um diferencial a header. Os posts e sidebar são normais, e até nem acho legal esses tipos para fanblogs. O melhor é quando são apenas quadrados, simples, com apenas a logomarca do blog. É a minha opinião, claro. Eu recomendo que encomende o próximo layout nesse blog. Considero o Rapha o melhor designer para fanblogs, de verdade, o cara é um gênio com designs desse tipo.

Acho que as páginas foram má mapeadas, pois encontrei pequenas dificuldades para clicar nelas. Tive que ficar colocando o mouse para cima e para baixo pra ver se conseguia clicar. Sempre achei complicado fazer páginas para esses tipos de blogs, mas acho que as escolhidas são realmente as básicas necessárias: Home (claro), Galeria, Vídeos, Integrantes e Designer. A última é, obviamente, desnecessária, mas não vou retirar pontos por isso, já que a culpada por ela é a designer. Acho isso do designer colocar uma página redirecionando ao blog bem chato, até porque já tem os créditos lá em baixo, pra que fazer uma página completamente inútil? Enfim, em Galeria tem pouquíssimas fotos da banda, e de qualquer forma, acho meio ruim quando há uma página de galeria. Ficaria muito melhor se o blog realmente tivesse uma galeria, com muitas fotos e  melhor organizadas. Em vídeos tem os vídeos de algumas músicas, e eu aproveitei para escutar ragatanga enquanto fazia a crítica. Recomendo que deixe todos os vídeos (e as fotos também, esqueci de falar antes) centralizados, pois dá um ar mais organizado. Integrantes são as integrantes da banda, poderia haver uma mini bibliografia de cada uma. E também recomendo que o conteúdo da página esteja centralizado.

Na sidebar, já tem um errinho no primeiro gadget. Acredito que o certo seria "Concurso", e não "Consurso". E sempre considero o mais adequado o status vir em primeiro lugar na sidebar. No WebStatus (que deveria estar escrito separado e não junto) tem algumas informações necessárias do blog. Acho que poderia ter uma sigla também, não? Que tal TR? Não gosto muito quando a welcome está como gadget e não na header, mas essa é uma opinião pessoal e obvio que não vou retirar pontos por isso. Mas acho que esse gadget poderia estar por último. Cbox, na minha opnião, deveria vir antes do link-me, e Sister Afiliados vir antes de Elite. Seguidores e visualizações também deveriam vir antes. Ficaria bem melhor se o link-me de "Em breve" estivesse em "Publicidade", assim como o "Monitorado Por" e "Layout Por". Aquele "Tecnologia do Blogger" é uma coisa bem chatinha e que muitos consideram um gadget - mesmo não o sendo - e aconselho que tire, porque muitos outros blogs de críticas tiram pontos por isso - eu não - e ocupa um espaço desnecessário. E eu realmente não entendi a moral do último gadget. Enfim, resumindo e facilitando sua vida, acredito que a melhor ordem para os gadgets seria: Web Status - Concurso - Comunique-se - Seguidores - Visualizações - Link-me - Sister Afiliados - Elite Afiliados - Publicidade - Welcome (se eu não coloquei algum gadget na ordem, é porque o acho desnecessário).

A publicidade está péssima, o que é péssimo. Sabe, é realmente complicado para fanblogs serem reconhecidos, e ironicamente esses são os blogs que mais dão trabalho. Acho que merecem reconhecimento, né? Então, para isso, infelizmente a única saída é a chata da publicidade. Danny, peça milhões de afiliações por aí, muitas críticas (isso ajuda pra caramba), entre em blogs de monitorações e participe de awards, que seu blog vai ter o reconhecimento que todo fanblog merece. Apenas três afiliados em elite e um em sister? Bora melhorar isso aí hein! 8 seguidores e apenas 334 visualizações também não são número muito bons não, principalmente para um blog que já está quase completamente um mês de existência.

Nota: 6,5

Estou feliz que alguém tenha deletada meu rascunho, acho até que vou cancelar o enterro. Eu estou bem animada para criticar hoje e acho que essa crítica se saiu muito melhor do que a que eu tinha feito. Bem, Danny, acho que deixei claro todas as dicas ao decorrer da crítica, né? Tenho mó respeito por fanblogs, pois acho que devem dar um trabalhão, até porque para ganhar reconhecimento, além de uma enorme publicidade, é necessário muito empenho. Vi que você foi viajar e essa é uma desculpa plausível, por isso nem comentei sobre a atualização do blog na crítica, mas então volto a questão da necessidade de uma equipe. Essa desatualização não estaria ocorrendo se tivesse alguém te ajudando, e acho que talvez já esteja na hora de abrir vagas na equipe. Mas essa é uma decisão sua. Bem, nem sei mais o que falar, só desejo sucesso para seu blog, que como eu disse é o primeiro das Rouge que conheci, e espero que você tente seguir algumas dicas minhas - as que você concordar comigo, é claro - e volte aqui para receber o 10 que eu acho que todo fanblog merece, apenas pela coragem de criar um.

Selo:

Visite o blog através do link-me:

Um comentário:

  1. obrigada pela critica, fiz questão de pedir a primeira critica aqui, pois é um blog que admiro muito e vou seguir as dicas. obrigada, e com certeza vou voltar. bjs

    ResponderExcluir