Crítica Nr. 253: Sonho RBD

| |

Querido Diário

Nossa, fiquei tão feliz quando vi que esse blog tinha encomendado comigo! Não porque eu já o conhecia ou algo assim, na real é a primeira vez que vejo ele. Mas é por causa do assunto dele: RBD é, e sempre será a minha infância, e ainda espero por um reencontro deles. Enfim, o blog foi criado no dia 20 de junho desse ano (há mais de meio ano já) mas inaugurado dia 27 (apenas uma semana de diferença da criação). A dona é a Raíssa, e o blog não tem uma equipe, o que é péssimo, porque geralmente fanblogs dão muito trabalho e deve ser difícil dar conta sozinha.

O layout é um típico de fanblog, e eu achei bonito. Bonito, não lindo, maravilhoso nem divônico. Normal. Mesmo sendo layout de fanblog, a header poderia ter menu animado e tal. E ficaria mil vezes mais bonita se ela ocupasse toda a tela. Eu adoro quando os posts e sidebar são quadrados desse jeito, sei lá, é tão clean. Mas só ficam legais em fanblogs mesmo. Na header, além de uma imagem dos 6 integrantes da banda, do título, do menu e da welcome, ainda tem dois links pra dois blogs (acredito que sejam extensões, mas não tenho certeza), sendo que um desses blogs está excluído.

As páginas são muitas, então pra ficar mais organizado, vou falar de cada uma separadamente:
RBD: é muito importante, mas não é uma página que eu pararia e perderia 10 minutos lendo. Primeiro, porque está desorganizada. Uma imagem ocupa mais do que o tamanho permitido pela área da postagem. Além disso, é obvio que foi tudo copiado. Que tal resumir tudo o que está escrito? E, por último, mas não menos importante, as letras estão com fundo, o que impossibilita a leitura. O fundo é vermelho e realmente não é legal. Para tirá-lo, é necessário colar todas as informações na opção HTML, e não em escrever.

Fotos: eu achei desnecessária. Seria melhor se o blog tivesse uma galeria. Eu vi que em todas as fotos está escrito "Sonho_RBD", o que mostra a dedicação da dona, então acho realmente que o blog tem tudo para ter uma galeria bastante movimentada e visualizada.

Gif's: não costumo ver páginas assim em fanblogs, e apesar de um pouco desnecessária, gostei dela. De verdade. O legal é que se tiver alguém procurando gifs deles, a pessoa vai pensar "Hm, posso ir direto no Sonho RBD que lá vão ter os gifs."

Vídeos: gostei da página, mas os vídeos não estão todos centralizados, o que deu um ar de desorganização a ela. Apesar disso, é bem útil. E tem também vídeos feitos pela própria dona, o que novamente mostra sua dedicação para com o blog e para com os RBD. Adorei!

Músicas: nessa página tem as imagens dos 6 integrantes do RBD, e elas levam a um blog separado, onde tem o link para o vagalume das músicas de cada um. Acho que as imagens poderiam levar direto ao vagalume, ao invés de redirecionar para outro blog.

WWW: a página está em reforma e a imagem que avisa isso está maior que o tamanho permitido.

Especial da semana: esta página redireciona a outro blog, que é especialmente para o Especial da Semana. Na minha humilde opinião, ter mais este blog dá muito trabalho, e acaba ficando confuso. Por que não fazer Especiais da Semana no Sonho RBD? Acredito que ficaria muito melhor e o blog teria ainda mais conteúdo original nas postagens.

A sidebar tem muitos gadgets desnecessários, o que é péssimo. São eles: o primeiro gadget (RBD), Welcome (que deveria estar na header, e não na sidebar), Feat Who? (é obvio quem são o Feat.Who?, e a página RBD já fala muito bem sobre eles), Especial da Semana (já tem um link da header que redireciona ao blog do Especial da Semana...), Translate e Arquivo do Blog. Status está tudo em negrito, o que dificulta a leitura. Acho que a cbox seria mais bonita se fosse transparente e, de qualquer forma, as cores de vermelho claro não combinaram com o design. Nos afiliados, uma imagem está menor que as outras, e falta um icon da Anahí para completar um quadrado e deixar o gadget organizado. Em publicidade, as imagens não estão num tamanho padrão. E acho que o gadget Monitorado por e Participando poderiam ser anexados a Publicidade (ou seja, deletar os dois e colocar os link-mes que ali estão no gadget Publicidade).

A publicidade está MUITO baixa! Apenas quatro afiliados e 8731 visualizações em 6 meses de blog! E pior ainda, o blog não tem o gadget Seguidores. Recomendo que o coloque urgentemente, pois é tipo assim... O gadget mais necessário de todos!

Nota: 6,0

OMG, essa foi a crítica mais difícil e trabalhosa que já fiz até hoje! De verdade, seu blog foi um desafio para mim. Primeiro, porque eu vi que ele é realmente bom, tem conteúdo, mas precisa melhorar em muitas coisas. Eu quase dei uma nota menor que essa. Quase mesmo. Mas não achei que seria justo, porque eu vi que você se dedica bastante ao blog. Mas olha só Raíssa, dá uma olhada nessa organização ok? Não vou resumir todas as dicas aqui, como geralmente faço, porque realmente são muitas. Cada coisinha que critico tem erros, e acho que o blog melhoraria muito se você seguisse minhas dicas. Fiquei realmente impressionada com sua dedicação, apesar de não haver postagem há 5 dias. Uma equipe ajudaria, e muito. E eu recomendo que você encomende seu próximo layout aqui, o Rapha é o melhor designer - na minha opinião - em layouts de fansites. E por favor, tamanha dedicação merece reconhecimento, e para isso as pessoas precisam conhecer o seu blog! O principal a fazer é publicidade, sem dúvidas. Vá em muitos blogs por aí e peça afiliações, que garanto, você não vai se arrepender!

Selo:

Visite o blog através do link-me:

2 comentários:

  1. Vitória, amei essa crítica, tenho muita certeza que vai me ajudar muito mesmo, já encomendei o meu próximo layout com o Rapha mesmo e quando chegar vou dar uma organizada geral no blog. Muito obrigada pela crítica, vou seguir todas as suas dicas. Muito Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12/24/2012

      De nada amr! Siga sim as dicas, e peça uma crítica de novo, que eu vou ter o maior prazer em dar um 10 ao seu blog ;)

      Excluir